Vereadores pedem que prefeitura mantenha pagamento de geradores do antigranizo

Pedido é que o município estude a viabilidade de renovação do acordo, caso o governo declina da sua responsabilidade

Apesar de o sistema antigranizo ser ativado apenas nos meses que antecedem o final do ano, a Câmara Municipal de Caçador aprovou nesta semana uma indicação apresentada pelos vereadores Jean Carlos Ribeiro (PSD), Moacir D’Agostini (DEM) e Ricardo Barbosa (PSDB), pedindo que o município estude a viabilidade de renovação do acordo firmado com a empresa responsável pela manutenção dos mesmos, para o pagamento dos quatro geradores de responsabilidade do Estado, caso o governo estadual declina novamente da sua responsabilidade.

No final do ano passado, a Prefeitura de Caçador já havia assumido o pagamento destes aparelhos junto à empresa de Fraiburgo, após o Estado não renovar o convênio e deixar de pagar pelo funcionamento dos mesmos. Além destes, outros 24 aparelhos já vinham sendo pagos pela administração municipal.

Para o vereador Jean Carlo esta ativação é essencial para proteger os agricultores e moradores do perímetro urbano de possíveis prejuízos causados pelo granizo. Segundo ele, o sistema é ligado em setembro, mas o objetivo do pedido em abril é para que o Executivo tenha maior tempo de se programar e efetive o investimento antes do início da safra.

Moacir D’Agostini lembrou que defende o sistema antigranizo desde o início o seu primeiro mandato na Câmara, e todo o ano o município sofre com o descaso do governo do estado. “São apenas quatro geradores de sua responsabilidade (Estado), mas mesmo assim, todo o ano é uma luta para que o Executivo Estadual repasse os recursos. É um verdadeiro descaso. Estamos nos adiantando no pedido, para esses recursos estejam programados o mais breve possível”, destaca.

A importância do sistema também foi enaltecida pelos vereadores Ricardo e Marcio JF, especialmente pelo valor irrisório repassado em comparação à relevância que possuem na proteção das lavouras e da cidade.

Fonte: Ass. Imp. Câmara Municipal de Caçador
Foto: Ass. Imp. Câmara Municipal de Caçador