Segunda etapa da pesquisa EpiCovid inicia nesta quinta em Caçador

Será aplicado um questionário por residência e um teste rápido. Desta vez, a equipe contratou uma enfermeira de Caçador para acompanhar os trabalhos

A segunda etapa da pesquisa EpiCovid, organizada pela Universidade de Pelotas, em parceria com o IBOPE e patrocinada pelo Ministério da Saúde, inicia nesta quinta-feira, 4. Ao todo, 10 pesquisadores vão percorrer todos os bairros de Caçador para completar as 250 amostras da pesquisa.

Será aplicado um questionário por residência e um teste rápido. Desta vez, a equipe contratou uma enfermeira de Caçador para acompanhar os trabalhos.

“Ressaltamos que estaremos paramentados, com identificação, bem visível, indo nas residências definidas pelo IBOPE. Serão aproximadamente 10 residências por bairros, para completar as 250 amostras”, salientou o coordenador dos trabalhos em Caçador, Luiz Neto.

A enfermeira Nely, que mora em Caçador e vai acompanhar a equipe, salientou que todos os pesquisadores já foram testados para a Covid-19. “Informamos então que todos eles foram negativados. Por isso, é seguro receber eles na sua residência. Pedimos para que todos recebam da melhor forma, pois esta pesquisa é muito importante para toda a nossa comunidade”, completou.

O secretário de Saúde, Ademar Schmitz ressaltou que Caçador é uma das 7 cidades de Santa Catarina a receber esta pesquisa. “Na primeira etapa, foram 192 amostras e nenhum resultado positivo. Os dados da segunda etapa, que inicia nesta quinta-feira, 4, até o dia 6, serão encaminhados para a Vigilância Epidemiológica. Se houver casos confirmados, o trabalho de monitoramento será realizado”, completou.

Além disso, o pedido é para que as pessoas atendam bem estes pesquisadores. “Trata-se de uma pesquisa muito importante para balizarmos nossas ações e podermos tomar decisões futuras quanto ao combate da Covid-19 em nossa cidade”, finalizou.

 

Confira quem são os pesquisadores (usarão crachás de identificação)

Andreia do Nascimento Nogueira

Felipe Thieres Cardoso Santana

Lucas Martins da Silva

Luiz de Souza Farias Neto

Miclelle Gamboa do Nascimento

Nelson Claudio Rodrigues dos Santos Filho

Rita de Cassel Sutil Nascimento

Silvana de Oliveira Duprat

Tales Brum Rodrigues

Heliton Rafael Machado da Silva

Enfermeira Nely

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação