SC chega a 693 casos de coronavírus; novas orientações serão repassadas no sábado

Estado registrou aumento de quase 40% nos casos. Óbitos chegaram a 18

O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina aumentou em quase 40% nesta quinta-feira, 9. São 693 pacientes positivados para a doença, 192 a mais em relação ao dia anterior. Os óbitos chegaram a 18, segundo o Governo do Estado.

Entre as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença, 318 são homens e 375 são mulheres. O número de pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) não foi informado durante coletiva de imprensa.

As cinco cidades com a quantidade mais alta de pacientes infectados são Florianópolis, com 166 casos, seguida de Blumenau com 59, Joinville com 49, Criciúma com 37 e Itajaí, com 34.

“Estimamos que na primeira quinzena de maio deve ocorrer o pico em todo o Brasil e não é diferente com Santa Catarina. O que fazemos agora é trabalhar a consciência das pessoas. Todos devem colaborar”, comentou o governador.

Novas orientações serão anunciadas no sábado, dia 11

Durante a coletiva o governador afirmou ainda que no próximo sábado, dia 11, ao meio-dia, serão divulgadas novas orientações quanto ao isolamento e possíveis liberações de setores da economia, dentro das normas de segurança.

Além disso, o Secretário de Saúde do estado, Helton Zeferino, anunciou que, nesta quinta-feira, um novo decreto entrou em vigor, onde todos os trabalhadores que estão liberados para exercer suas atividades, são obrigados a fazer uso de máscaras.

“Hoje entrou em vigor esse novo decreto, e a partir desta data o uso das máscaras é obrigatório, e podem ser as de tecidos, pois entendemos que elas são uma forma de ajudar nesse momento”, diz o secretário.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê com informações NSC
Foto: Reprodução/Governo do Estado