Prefeitura disponibiliza “Alô, Coronavírus Caçador” para dúvidas sobre doença

No fixo, a ligação será a cobrar, para o número 9090 3561-0910. Já no Whats, o número é (49) 99113-5384. Este canal começa a funcionar a partir da próxima quarta-feira, 18

A Prefeitura está disponibilizando o canal “Alô, Coronavírus Caçador”, para que a comunidade tire as dúvidas a respeito do novo vírus. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira, 16. Os caçadorenses poderão entrar em contato, tanto pelo telefone fixo, quanto pelo WhatsApp (mensagens de texto, de voz e ligações) para tirar as suas dúvidas.

No fixo, a ligação será a cobrar, para o número 9090 3561-0910. Já no Whats, o número é (49) 99113-5384. Este canal começa a funcionar a partir da próxima quarta-feira, 18.

A ideia deste canal é oferecer orientação de forma rápida, reduzindo idas desnecessárias aos postos de Saúde e à UPA, e no caso do coronavírus, diminuindo uma possível exposição ao vírus. Afinal, toda a orientação é feita com o paciente no conforto de sua residência ou onde ele estiver. Este sistema, semelhante ao Telemedicina, já vem sendo utilizado em várias cidades do Brasil, como São Paulo, Curitiba e Florianópolis.

Além disso, outras medidas serão adotadas com relação à prevenção da contaminação pelo Coronavírus, através de um plano de contingência, como a extensão do prazo das receitas de medicamentos de uso contínuo e a entrega em casa, para pessoas idosas, dos medicamentos.

“O plano de contingência envolve várias ações. A ação principal foi criar um canal de informações sobre a doença, tanto para orientar quanto para que as pessoas possam comunicar por ali uma suspeita da doença, diminuindo o contato com outras pessoas e a proliferação da doença”, destaca o secretário Ademar Schmitz.

Nos postos de Saúde e na UPA, também haverá uma nova forma de atendimento para pessoas que estejam com sintomas de doenças respiratórias, como febre e tosse. “Teremos um profissional fazendo uma triagem logo na entrada, evitando que este paciente entre em contato com as outras pessoas. Iremos oferecer uma máscara e, então, o atendimento será realizado”, completou o médico infectologista, Bruno Vitiritti.

Em Caçador, ainda não há a circulação do Coronavírus, mas existem 5 casos monitorados de pessoas que viajaram para outros locais e voltaram com alguns sintomas.

“Todas as medidas que a Secretária de Saúde de Caçador está tomando são para que a doença não se espalhe. Não existe um remédio que cure ou uma vacina, mas maneiras de se prevenir e depende também de ações individuais”, destaca Bruno.

Aulas
As aulas nas escolas e creches estão suspensas em toda a rede de ensino a partir de quinta-feira, 19. Entretanto, caso os alunos não compareçam, a partir desta terça-feira, 17, as faltas serão abonadas.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
Febre.
Tosse.
Dificuldade para respirar.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Andrielli Zambonin / Rádio Caçanjurê