Portaria define novas regras para eventos e competições esportivas

Com a nova portaria, as regras variam de acordo com a modalidade esportiva, sendo que o risco potencial de transmissão da Covid- 19 interfere em que tipo de esporte a cidade ou região pode receber

O governo do Estado publicou ontem uma portaria que define critérios para a retomada dos eventos e competições esportivas organizados por iniciativa privada ou pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). As regras variam de acordo com a modalidade esportiva.

As modalidades individuais sem contato direto podem ser realizadas em regiões de saúde que apresentem Risco Potencial GRAVE (representado pela cor laranja), Risco Potencial ALTO (cor amarela) ou Risco Potencial MODERADO (cor azul). Já as modalidades individuais com contato direto e modalidades coletivas, podem ser realizadas somente em regiões de saúde que apresentem Risco Potencial ALTO ou Risco Potencial MODERADO.

Durante a pandemia, apenas atletas com 16 anos ou mais poderão competir. Exceto em eventos promovidos pelo Governo. A participação deve ser restrita a atletas, comissão técnica e arbitragem. E todos devem preencher um questionário de saúde e fazer o testa da Covid-19 pelo menos 24h antes da competição. O uso de máscara também é obrigatório a todos que não estiverem em prática desportiva. Outro fato interessante é que os árbitros devem usar apitos eletrônicos.

Fonte: Rádio Caçanjurê
Foto: Kindermann/Avaí