Núcleo de RH da ACIC comemora retorno das perícias médicas em Caçador

Nucleados reuniram informações desde 2017 e contribuíram para o embasamento da Ação Civil Pública movida pela Procuradoria Geral da República

Os membros do Núcleo de RH da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), comemoram o retorno das atividades de perícias médicas por parte da agência do INSS no município, que estavam paralisadas desde 2015, fazendo com que funcionários de empresas e demais cidadãos que necessitassem de atendimento, se deslocassem para outros municípios ou até mesmo ficassem sem as perícias por um longo tempo.

A coordenadora do Núcleo de RH da ACIC em 2018, Aline Col Debella, comenta que os nucleados iniciaram a movimentação em 2017 para que algo fosse feito, pois muitos funcionários de empresas associadas à Associação Empresarial estavam precisando dos atendimentos no INSS no que diz respeito às perícias.

“Foram feitos ofícios pelo Núcleo de RH com o suporte da diretoria da ACIC e endereçados ao INSS. Em 2019 já tendo na coordenação do Núcleo, Patrícia Petry, demos continuidade a esta luta promovendo um encontro com o procurador da República em Caçador, Dr Anderson Lodetti, relatando as dificuldades de todos pela falta destes profissionais peritos na agência da cidade. Uma Ação Civil Pública foi então movida e isso resultou inclusive em duas reuniões com o INSS, na base que coordena Oeste e Meio Oeste em Chapecó, e depois na Superintendência em Florianópolis”, explica.

Aline ressalta que mesmo assim outras reclamações e ofícios continuaram a ser enviadas ao INSS porque os problemas ainda existiam, até que em 4 de maio de 2021 a Ação foi deferida e o juiz federal, Dr Adriano Vitalino dos Santos, expediu a sentença, dizendo que o INSS de Caçador teria prazo de 30 dias para efetivar o atendimento por médico perito e a realização do serviço de reabilitação na agência da Previdência Social do município.

Recentemente os vereadores Lidiane Cattani e Clayton Zanella também estiveram com o procurador Anderson Lodetti, e receberam dele a informação que a causa havia sido ganha e que em breve o serviço voltaria a ser oferecido na agência do INSS de Caçador.

“Isso é fruto de um trabalho de todos os integrantes do Núcleo de RH, com as reuniões, envolvimento de todos com a causa e logicamente com apoio da OAB de Caçador e todo o suporte dado pela diretora da ACIC para que pudéssemos chegar a este resultado que sem dúvida melhora muito as condições tanto para colaboradores como para as empresas. Agradecemos também ao empenho do procurador Dr Anderson Lodetti, que prontamente deu início a Ação Civil Pública que resultou em êxito”, define Aline Col Debella.