Movimentação intensa nos bancos e lotéricas em Caçador

Filas foram formadas do lado de fora das instituições financeiras logo na abertura das mesmas

 

No primeiro dia de atendimento ao público, ainda com restrições, após o isolamento proposto pelo Governo do Estado, a movimentação nas instituições bancárias foi intensa nesta segunda-feira, 30.

Filas foram formadas do lado de fora das agências bancárias e lotéricas logo na abertura das mesmas. Houve grande movimentação de pessoas que fazem parte do grupo de risco, como os idosos, por exemplo. Vale lembrar que a entrada é limitada para evitar aglomerações no interior dos atendimentos.

Conforme orientação do Governo do Estado, funcionários das instituições financeiras orientavam as pessoas para os atendimentos adequados e para respeitar a distância mínima de 1,5m entre cada cidadão.

As forças de segurança como Polícia Militar e Civil, além da Guarda Municipal, faziam o monitoramento nas principais vias da cidade, como Avenida Barão do Rio Branco e Salgado Filho.

Segurança atua nas principais vias da cidadeA abertura é uma medida estabelecida por Decreto 534 publicado na última quinta-feira, 26, para permitir o acesso a benefícios sociais, dinheiro para despesas essenciais e crédito para preservar as finanças das empresas.

Obrigações das agências e unidades de atendimento

– Priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos.

– Priorização de trabalho remoto para os setores administrativos.

– Adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho.

– Providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento, bem como a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa.

– Estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool em gel 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar.

– O ingresso no estabelecimento será feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Foto: Rádio Caçanjurê