Isolamento social obriga pessoas a viverem momentos importantes no sofá da sala

Nanachara Sperb apresentou a tese de Doutorado por vídeoconferência; Duda Santos comemorou o aniversário longe da família e amigos

A pandemia do novo coronavírus fez as pessoas se adaptarem a uma nova rotina. Nesse “novo normal”, a professora e jornalista Nanachara Sperb se viu obrigada a apresentar a tese de Doutorado por vídeoconferência. Já, a jovem Duda Santos, comemorou o aniversário sem abraços e sem festa. E é dessa forma que milhares de pessoas pelo mundo tem sentido o impacto da pandemia e do isolamento social: tendo momentos importantes da vida, realizados e comemorados a quilômetros de distância, na sala de casa, pelo celular ou notebook.

Alcançar o Doutorado na carreira acadêmica é o desafio e sonho de muitas pessoas. São anos de estudo e dedicação para colaborar com a comunidade cientifica. A jornalista e professora, Nanachara Sperb, dedicou horas e madrugadas no Doutorado de Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. A expectativa era que a apresentação da tese acontecesse em um auditório, onde cinco professores lhe avaliariam e dariam o título de Doutora. E o título de Doutora, realmente veio, mas a avaliação aconteceu de forma diferente. Nanachara foi uma das primeiras acadêmicas da Tuiuti a apresentar a tese por vídeoconferencia. Ela conta como foi. Ouça:

Na foto, Nanachara veste blazer azul para apresentar a tese de doutorado

 

O aniversário pode ser a data mais esperada do ano. Completando 24 primaveras, a jovem Duda Santas se viu obrigada a comemorar a data longe da família e sem muitos abraços. Mas mesmo distantes, as pessoas importantes fizeram questão de se manter perto no dia especial, pois afinal, pra estar junto, nem sem sempre precisa estar perto. Ouça:

Na foto acima, Duda comemora aniversário longe da família

 

Outro evento que poderíamos citar como relevante e que foi afetado pela pandemia do novo coronavírus, foi o aniversário do município de Caçador. A cidade que tinha se programado para sediar shows e comemorações, além de receber milhares de pessoas, precisou adiar a comemoração. Quem pode demonstrar o sentimento dos caçadorenses é a jovem Giani Chaves. Assim como Caçador, ela também faz aniversário no dia 25 de março. Esse ano sem festas, Giani destaca que mesmo assim Caçador merece os parabéns!

Na foto acima, Giani Chaves comemora 22 anos em 25 de março

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Foto: Arquivo pessoal / Nanachara Sperb