Incêndios de grandes proporções atingem Oeste de Santa Catarina

Pelo menos cinco cidades da área registram queimadas intensas neste fim de semana; Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar na região

Pelo menos oito incêndios de grandes proporções preocupam os bombeiros e os moradores do Oeste de Santa Catarina neste fim de semana.

De acordo com o comandante Walter Parizotto, do 14º Batalhão de Bombeiros Militares, com sede em Xanxerê, os incêndios são registrados nas cidades de Campo Erê, Santiago do Sul, Vargeão, Ponte Serrada e Passos Maia. Um deles começou ainda no sábado (7), em Passos Maia, enquanto os demais tiveram início neste domingo.

Segundo Parizotto, é provável que todos os incêndios tenham sido causados por pessoas, seja em situações de queima para limpeza que fogem do controle, seja em incêndios criminosos. “Na nossa região é muito difícil haver incêndios espontâneos”, ressalta.

As queimadas ocorrem em diversos lugares, como plantações de trigo, áreas de reflorestamento de pinus, regiões de mata nativa e, inclusive, em áreas do Parque Nacional das Araucárias.

Para o combate, os bombeiros entram com trator ou caminhão para molhar a área e impedir que as chamas se alastrem ainda mais. Onde isso não é possível, a técnica utilizada é a do fogo contra fogo. “Nesse caso, se coloca o fogo para combater o próprio fogo, fazendo uma linha de chamas que se propaga mais lentamente e consome o combustível. Assim, quando as duas frentes se encontram, acabam se extinguindo”, explica o comandante.

 

 

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê/ndmais
Foto: 14º BBM/Divulgação/ND