Gráfico que sugere vendaval mais forte é falso

Porém, Defesa Civil mantém alerta de ventos fortes e ciclone nesta quarta-feira em SC

São falsos o gráfico e a mensagem que estão circulando nas redes sociais sobre um vendaval de forte intensidade com pico previsto para o meio-dia desta quarta-feira, 1. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, existe a previsão de um novo pico com fortes ventos, mas com intensidade menor do que a registrada na tarde desta terça-feira (30), quando temporais causaram três mortes e uma série de estragos em todo o Estado.

A mensagem falsa diz que a “Defesa Civil alerta para segunda onda do ciclone mais forte que a primeira. Começará de madrugada e pico ao meio dia. recebi o gráfico dos ventos da Epagri e dos controladores de voo do nosso aeroporto. O pico da esquerda foi o de hoje 30/06, o de amanhã (01/07) será com intensidade e duração maior.”

Acompanhada da mensagem, na maioria das vezes, segue um gráfico que mostra um pico de ventos ao meio-dia de quarta-feira, ainda maior do que o registrado ao fim da tarde de terça. A imagem não procede, segundo a Defesa Civil de SC.

Em nota divulgada na noite desta terça-feira, a instituição do Estado esclareceu que as tempestades foram provocadas pela soma de dois fatores: “a passagem de uma frente fria com seu ciclone extratropical associado”.

Assim, se formou uma linha de instabilidade capaz de destelhar residências, estabelecimentos comerciais, derrubar placas e árvores em cidades de praticamente todas as regiões de SC.

Clarissa Battistella – nsctotal.com.br

Fonte: Clarissa Battistella - nsctotal.com.br
Foto: Internet