Epagri divulga resultado da chamada pública para novos cultivares de maçã

Material genético será entregue para os vencedores a partir de julho

A Epagri selecionou empresas produtoras de maçã, fruticultores e viveiristas para produzir os cultivares de maçã desenvolvidos e lançados pela empresa. A escolha foi feita este mês por meio de chamada pública. O material genético será entregue para os vencedores a partir de julho.

A chamada pública disponibilizou duas ofertas: uma direcionada a produtores e empresas produtoras de maçã para venda de ramos do cultivar SCS441 Gala Gui para produção própria de frutos; outra para viveiristas que desejam produzir e comercializar mudas certificadas dos cultivares SCS427 Elenise, SCS425 Luiza e SCS426 Venice.

Confira os selecionados:

Para compra da cultivar SCS441 Gala Gui foram declarados quatro  empresas vencedoras:

Frutícola IpLtda, do município de Fraiburgo – SC

Pomagri Frutas Ltda, de Fraiburgo – SC

Fischer S/A Agroindústria, de Fraiburgo – SC

Agropecuária Schio Ltda, de Vacaria – RS

Na segunda oferta, para produção de mudas dos cultivares SCS427 Elenise, SCS425 Luiza e SCS426 Venice, foram declarados quatro viveiristas vencedores:

Clones Viveiros Ltda, da cidade de Lapa – PR

Viveiro Sul Agroindustrial Ltda, de Vacaria – RS

José Francisco Pereira, de Monte Carlo – SC

Fischer S/A Agroindústria, de Fraiburgo – SC

Tecnologia da Epagri nas mãos do produtor

A Epagri já disponibilizou ao mercado nacional 19 cultivares de maçã

Segundo Renato, a disponibilização de mudas de novos cultivares de maçã para os produtores é muito importante, pois vai fomentar ainda mais a cadeia produtiva dessa fruta no Brasil. “A expectativa dos produtores de maçã é muito grande em relação a esses cultivares desenvolvidos pela Epagri. Ao adquirir mudas dos viveiristas licenciados pela Epagri, o produtor terá maior garantia de receber materiais de qualidade genética e fitossanitária”, ressalta.

A Epagri é única no Brasil que faz melhoramento genético de macieira. O trabalho é desenvolvido pela Estação Experimental em Caçador, que já disponibilizou ao mercado nacional 19 cultivares de maçã. Com essa chamada pública, a Empresa repassa a tecnologia aos produtores.

Fonte: Epagri
Foto: Epagri