Educação disponibiliza painel com dados de alunos matriculados em todas as redes de ensino de SC

A ferramenta tem como base o Censo Escolar 2019, divulgado neste ano e que retrata a situação da educação catarinense.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) disponibilizou para acesso público um painel com informações regionalizadas sobre os alunos da Educação Básica matriculados nas redes de ensino estadual, municipal, federal e privada de Santa Catarina. A ferramenta tem como base o Censo Escolar 2019, divulgado neste ano e que retrata a situação da educação catarinense.

A ferramenta indica que o estado tem 1,6 milhão de estudantes matriculados na educação básica de todas as redes – número que corresponde a cerca de 22% de toda a população do Estado. Desse público, 790 mil estão matriculados nas redes municipais, 526 mil na rede estadual, 273 mil na rede privada e 20 mil na rede federal.

>>> Clique aqui para acessar o painel com os dados do Censo Escolar de Santa Catarina

O objetivo da ferramenta é permitir que os gestores públicos possam consultar as informações relacionadas ao ensino básico catarinense para ter as decisões mais assertivas durante a pandemia de Covid-19. A ferramenta também permite que a população conheça de forma mais detalhada o universo de estudantes que compõem a educação catarinense.

“Santa Catarina sai na frente e pode servir de referência para os demais estados. Nós estamos muito satisfeitos com mais essa ferramenta que disponibilizamos para toda a sociedade catarinense, com foco na transparência e acessibilidade. Esses dados poderão ser usados pela SED, pelas secretarias municipais, pelas coordenadorias regionais de educação e também pelos órgãos de controle e fiscalização”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Como usar o painel

Além de apresentar um gráfico e um mapa de calor com a distribuição dos alunos por municípios, o painel tem botões para apresentar o número de estudantes matriculados em cada nível de ensino: creches, pré-escola, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio, Formação Inicial Continuada e Educação de Jovens e Adultos.

Os filtros do painel, em uma coluna ao lado esquerdo, ainda permitem que os dados sejam divididos por faixa etária, dependência administrativa (estadual, municipal, federal ou privada), municípios, regional de saúde, regional de educação e associação de municípios. A cada alteração nos filtros, o gráfico de distribuição de alunos por dependência administrativa e o mapa de calor por municípios também são atualizados.

Um exemplo: filtrar os alunos dos anos finais do fundamental da regional de educação de Joinville. Após fazer as alterações do filtro na parte esquerda, o gráfico irá apresentar 42 mil alunos, divididos nas redes municipal, estadual e privada. Ao passar sobre o mapa será possível verificar o número de alunos nos anos finais do fundamental em cada município e, ao clicar, visualizar o gráfico detalhado do respectivo município.

Antes de ser disponibilizado ao público, os participantes do comitê de retomada das aulas presenciais, composto por 15 entidades, puderam acessar a ferramenta durante a elaboração do documento com as diretrizes de retorno. Isso porque o painel também pode ser cruzado com a matriz usada pelo Governo do Estado para Avaliação do Risco Potencial para Covid-19, já que ambas filtram dados por cada uma das 16 regionais de saúde.

Fonte: Governo de Santa Catarina
Foto: Divulgação