Doses da vacina contra a gripe estão em falta na maioria das cidades catarinenses

A expectativa é que novas doses sejam entregues ao município na sexta-feira, dia 27

A grande procura pela vacina contra a gripe para idosos e profissionais da saúde nesta segunda-feira, 23, somando ao número menor de doses enviado pelo Governo do Estado fez com que a vacinação fosse suspensa em Caçador e em boa parte das cidades da região.

A Secretaria Municipal de Saúde fez a solicitação de 6500 doses para a primeira etapa da campanha, no entanto, recebeu apenas 2900. Deste total, foram vacinados 1421 idosos e o restante disponibilizado para os profissionais da saúde, especialmente àqueles que estão na linha de frente de combate ao coronavírus.

A expectativa é que novas doses sejam entregues ao município na sexta-feira, 27, e assim que isso acontecer a população será informada.

Vale ressaltar que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde aos Governos Estaduais, para depois serem distribuídas aos municípios.

Um dos fatores que contribuiu para a procura acima do normal no primeiro dia por parte dos idosos se deve ao medo em relação ao coronavírus, no entanto, é importante ressaltar que a vacina contra a gripe não imuniza os idosos contra o referido vírus.

Como a competência da Vacinação Nacional contra a Gripe é do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, a Prefeitura de Caçador precisa aguardar o envio dessas doses para dar continuidade à campanha.

Fonte: Ass. Imp. Prefeitura de Caçador
Foto: Rádio Caçanjurê