Caçador tem 44 mil seringas e agulhas para vacinação

Secretaria de Saúde abre possibilidade para adquirir até 150 mil seringas e agulhas

A preocupação com a falta de seringas e agulhas faz com que Estados e Municípios se mobilizem para garantir os insumos necessários para suprir a demanda da vacinação. Não apenas a da Covid-19, mas também para conseguir imunizar a comunidade nas demais campanhas ao longo do ano.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Roberto Marton, atualmente Caçador tem a disposição 44 mil seringas e agulhas. Diante da incerteza com os modelos de vacinação que serão adotados, a Secretaria trabalha com a possibilidade de adquirir mais 150 mil, de maneira fracionada.

“Quando recebemos as vacinas, geralmente o Estado encaminha também as seringas e agulhas, mas a probabilidade de faltar esse insumo no mercado é grande, por isso, estamos abrindo um processo para compra de até 150 mil seringas e agulhas”, detalhou Marton em entrevista a Rádio Caçanjurê.

Ainda de acordo com o secretário, Caçador já está no programa do CINCATARINA, Consórcio Interfederativo, e está organizado para a compra de seringas e agulhas.

Governo requisita seringas e agulhas, diz entidade de fabricantes

O superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), Paulo Henrique Fraccaro, afirmou nesta quarta-feira, 13, à TV Globo que o governo requisitou às empresas do setor mais 30 milhões de seringas e agulhas a serem destinadas à vacinação contra a Covid-19.

Somadas às outras 30 milhões requisitadas pelo Ministério da Saúde no inicio do mês, as indústrias serão obrigadas então a fornecer 60 milhões de seringas e agulhas ao governo.

Prefeitos dizem que Pazuello anunciou início da vacinação para o dia 20 de janeiro em todo o país

Após uma reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 14, prefeitos disseram que, de acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a vacinação contra a Covid-19 começará em todo o país na próxima quarta-feira, dia 20.

A Frente Nacional dos Prefeitos disse ainda que, na reunião, Pazuello apresentou a seguinte previsão de doses de vacina para os próximos meses:

Janeiro: 8 milhões

Fevereiro: 30 milhões

Abril: 80 milhões

A Anvisa informou que está prevista para o próximo domingo, 17, a reunião que decidirá sobre pedidos de autorização para uso emergencial, temporário e experimental das vacinas do Instituto Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz contra a Covid-19.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Foto: Ilustração/Katja Fuhlert