Caçador sedia treinamento sobre gestão de resíduos sólidos

Curso voltado aos representantes municipais responsáveis pelo Plano de Resíduos Sólidos

Caçador sediou um treinamento sobre a o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólido na quarta-feira, 5. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em parceria com a Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Sepa) e apoio da Prefeitura de Caçador.

Em Santa Catarina, apenas Caçador e Balneário Camboriú foram selecionados para sediar o evento. O curso voltado aos representantes municipais responsáveis pelo Plano de Resíduos Sólidos de municípios de todo o estado, foi ministrado pelo fiscal ambiental da Secretaria Municipal da Agricultura, Gustavo Furlin e uma representante da Abrelpe.

“Trouxemos o conhecimento adquirido no treinamento na Suécia para cá e neste treinamento difundimos o aprendizado. A ideia é ajudar na possível elaboração do Plano de Resíduos Sólidos destes municípios”, destaca Gustavo.

A primeira etapa do treinamento ocorreu em Brasília, com foco no entendimento do que é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos PGIRS, a importância desse instrumento e como estruturar o conteúdo básico com os diversos atores envolvidos.

A segunda etapa foi na Suécia e pautou capacitação teórica e visitas técnicas sobre reciclagem, reutilização, compostagem, biogás, logística reversa e valorização energética de resíduos.

Na terceira etapa, ocorrida em Caçador, o prefeito em exercício, Alencar Mendes, recebeu da Abrelpe e do Governo Sueco uma placa de reconhecimento pela participação no treinamento.

“Agradecemos à Abrelpe pelo reconhecimento e parabenizamos ao Gustavo pelo desempenho junto a está capacitação. Temos a certeza que a aplicação destes conhecimentos será de grande valia para a melhoria de nosso meio ambiente, tanto em Caçador quanto nos municípios de nossa região. O meio ambiente é o nosso maior patrimônio e precisamos nos conscientizar cada vez mais para construirmos um futuro melhor para esta e as próximas gerações”, concluiu Alencar.

Fonte: Jornalismo Rádio Caçanjurê
Foto: Ass. Imp. Prefeitura de Caçador
Comentários
Carregando...