BRK investe na modernização das redes de abastecimentos de água de Caçador

Válvulas especiais irão promover controle automático da pressão disponível nas tubulações

A Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário da cidade, BRK Ambiental, deu início a mais um programa de investimentos para modernização do sistema de distribuição de água. Nesta nova fase, serão instaladas diversas válvulas reguladoras de pressão em pontos estratégicos da rede de abastecimento.

Essas válvulas especiais irão promover controle automático da pressão disponível nas tubulações, melhorando a entrega do serviço realizado pela concessionária que chega até a casa dos clientes e reduz a quantidade de vazamentos e reparos do sistema como um todo.

A perda de água na rede de distribuição pode ocorrer por diversas razões, uma delas, é o excesso de pressão nas tubulações, o que leva a vazamentos. Isso pode ser prevenido com a criação de setores de abastecimento e o controle da pressão da água que passa pelas tubulações. A ação previne uma maior pressão na rede e aumenta a confiabilidade e vida útil das tubulações e dispositivos do sistema.

Desde outubro deste ano, a BRK Ambiental vem intensificando a implantação de ações para regular a pressão da rede de abastecimento em pontos chave da cidade, instalando VRPs (Válvulas de Controle de Pressão) e registros para a setorização de bairros.

A necessidade de regular a pressão das redes de abastecimento de água em Caçador foi identificada logo no início da operação da BRK Ambiental no município, esse é um problema que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado e é por isso que esse trabalho foi planejado.

“Ações como a instalação de VRPs são extremamente importantes para o abastecimento da cidade, pois a falta de setorização é algo que dificulta ações diárias de manutenção. O relevo da cidade exige pressões muito elevadas nas partes baixas para que seja possível o abastecimento das ruas mais altas. Isso provoca maior número de rompimentos e vazamentos, e gera paradas do sistema para execução de reparo e interrupção do abastecimento. Por isso, não basta apenas fazer os reparos de vazamento cada vez mais rápido, é fundamental impedir que eles ocorram”, explica Icaro M. Dugaich, gerente de operações da BRK Ambiental em Caçador.

Dentre as principais ações já realizadas nesse sentido, estão as instalações das VRPs no bairro Berger e no sistema R7, que realiza o abastecimento da área leste da cidade, beneficiando os bairros Martelo, São Cristóvão, Aeroporto, Rancho Fundo e Bom Sucesso.

“O sistema de abastecimento de Caçador evoluiu muito com os avanços realizados pela empresa desde sua chegada na cidade, e com a rede dos bairros mais cheia e mais abastecida, é comum aparecem novos vazamentos, que antes não eram percebidos. Esse é um transtorno inicial que já estava previsto e é acompanhado de perto pela empresa. Intensificamos o trabalho das equipes para sanar os vazamentos assim que eles aparecem.”, finaliza Icaro M. Dugaich, gerente de operações da BRK Ambiental em Caçador.

A BRK Ambiental reforça que, ao identificar qualquer vazamento, os clientes devem informar a empresa o quanto antes para que o caso seja verificado e solucionado o mais rápido possível pelas equipes.

Ações Plano Verão 2020/2021

A concessionária continua a atuar de forma intensa em ações na captação de água, buscando mais confiabilidade no sistema em situações de emergência, com a construção de uma nova subestação e a aquisição de uma bomba submersível, o que garante o abastecimento mesmo diante de um cenário de estiagem tão prolongado como em 2020.

Na Estação de Tratamento, o foco é a otimização do processo e adequações para o padrão de excelência na produção, com a aquisição de um novo gerador, ampliação e adequação elétrica, melhorias na estrutura de contenção de produtos químicos e interligações internas e a reforma completa dos quatro filtros existentes originalmente.

Nas redes de distribuição, são realizadas melhorias nas estações elevatórias das regiões dos bairros Municípios, Nossa Senhora Salete e na área leste da cidade, além da instalação de válvulas para setorização, controle e efetiva redução dos indicadores de perda de água. Serão intensificados também os serviços de procura de vazamentos ocultos e de manutenção na rede de abastecimento.

Todas essas ações, planejadas e em implantação, fazem parte do novo Plano Verão 2020-2021, que visa manter a disponibilidade do abastecimento durante os próximos meses em Caçador.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. O atendimento está disponível pelo e-mail da BRK ([email protected]), Facebook e também pelo WhatsApp, pelo número (11) 9 9988-0001.

Fonte: Ass. Imp. BRK Ambiental
Foto: Ass. Imp. BRK Ambiental