BRK Ambiental completa 1 ano de atuação em Caçador e apresenta seus avanços na prestação dos serviços aos clientes

Em 12 meses, a concessionária já acumula mais de 6 mil vazamentos reparados, o tratamento de mais de 6 milhões de metros cúbicos de água potável e cerca de 12 mil atendimentos aos clientes

A BRK Ambiental completa no dia 8 de abril, seu primeiro ano de atuação em Caçador. Neste período, uma série de melhorias foram promovidas na cidade, em especial a compra de três novos filtros para a Estação de Tratamento de Água de Caçador e a reestruturação da Captação de Água Bruta do Rio do Peixe.

No início da operação da concessionária, muitos esforços foram realizados para adequar a infraestrutura do abastecimento de água de Caçador. Entre outras coisas, foi implementado o sistema de automação da operação, a atualização do banco de dados do sistema de saneamento da cidade e aumento na força de trabalho para reparar uma rede de distribuição frágil e propensa à vazamentos.

Em 12 meses, a concessionária já acumula mais de 6 mil vazamentos reparados, o tratamento de mais de 6 milhões de metros cúbicos de água potável e cerca de 12 mil atendimentos aos clientes – realizados no Centro de Atendimento da rua Conselheiro Mafra, n° 351 no centro. Além dessas ações, também se destacam os investimentos realizados, a instalação de novas elevatórias nos bairros Sorgato e Santa Catarina, a reestruturação da Elevatória do bairro Municípios e a ampliação e modernização das estações de Captação e de Tratamento de Água Potável.

Na captação de água bruta, foi feita a instalação de três novas bombas de captação – aumentando a capacidade de bombeamento de 220 litros por segundo para 260 litros por segundo de água bruta captada – e a reestruturação da hidromecânica e de toda a infraestrutura elétrica do local, instalando novos painéis elétricos e remodelando toda a rede para atender às ampliações e modernizações que seriam realizadas.

Já na Estação de Tratamento de Água, a ETA Caçador, foram higienizados e reparados 3 dos 4 antigos filtros existentes, além da aquisição e instalação dos três novos conjuntos para filtragem, que além de aumentarem a capacidade de vazão de água tratada de 210 l/s para 250 l/s, também trazem muito mais confiabilidade e robustez ao sistema.

“Desde que a concessionária chegou em Caçador, muita coisa mudou e para melhor. Com o trabalho da nossa equipe na cidade, muito tem sido feito para melhorar a qualidade de água e a saúde da população: limpeza nos reservatórios dos bairros, manutenção e substituição de equipamentos obsoletos, cuidado com as instalações, entre outras. Neste dia 8 de abril, comemoramos algo muito além dos primeiros 12 meses de ações, mas principalmente uma nova forma de atender clientes, com toda a prioridade, o respeito e a atenção as pessoas. Temos muito orgulho da nossa equipe, são pessoas especiais e que não medem esforços para entregar o melhor aos moradores de Caçador”. Afirma Cleber Renato, Diretor da Operação da BRK Ambiental em Caçador.

As melhorias que já foram feitas são apontadas também por clientes, moradores das áreas por onde a empresa já realizou suas intervenções e onde o abastecimento se mantém regular desde então. Para Adilson Roberto Ribeiro, morador do bairro Santa Catarina, a melhora da empresa foi nítida “Sou morador da rua Ivo Raisel há 11 anos e desde que estou aqui, sempre sofri com a falta de água. Agora faz uns dois meses aproximadamente que a BRK veio em nossa rua e abriu vários pontos da estrada para procurar onde estava o problema e conseguiu arrumar. Dou meus parabéns a toda a equipe e principalmente ao trabalho dos funcionários que monitoram os locais após a obra para garantir que essa melhora seja contínua.”

Além das melhorias realizadas nesse local, outro bairro de Caçador que teve uma melhora explicita no abastecimento, foi o bairro Municípios, onde a concessionária realizou o redimensionamento das tubulações e a troca da bomba da elevatória de água da rua Fahdo Tomé. Essas ações também foram elogiadas por clientes do local, como é o caso do morador Darci José, da rua Angelina Bernardi Kuczer, que comentou que as obras representam uma grande melhora no sistema de abastecimento do bairro.

“Esses são alguns exemplos dos trabalhos que a BRK vem realizando em Caçador. Muito trabalho foi feito e muitas melhorias foram realizadas para a população. Ainda tem muito trabalho pela frente e nosso próximo projeto é na região leste da cidade, onde vamos instalar uma nova adutora de água tratada de 1.500 metros, além de diversas outras melhorias na estação elevatória que leva água aos bairros Martello, São Cristóvão, Rancho Fundo e Aeroporto. Vamos levar para essas regiões o mesmo resultado positivo que foi alcançado nos outros sistemas”, comenta Cleber.

As obras que abrangem os bairros Martello, São Cristóvão, Rancho Fundo e Aeroporto começam no dia 10 de abril, com ações na estação elevatória. Em seguida, a partir do dia 13 de abril, serão iniciadas as atividades de implantação das novas tubulações da adutora, que passará pelas ruas José Gioppo, Sebastião Gonçalves Cordeiro, José Nacle David, Curitiba e Pedro Fernandes de Oliveira.

As comemorações de um ano da operação da BRK Ambiental foram planejadas para apresentar a reestruturação da Estação de Tratamento Água de Caçador em um evento aberto a autoridades e a população, porém devido aos avanços da pandemia do Covid 19, o coronavirus, o evento foi cancelado. A concessionária planeja, após a normalização da pandemia, organizar visitas guiadas no local, dando início ao seu programa de Portas Abertas.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Assessoria de Comunicação